Nenhuma mulher portuguesa com cancro do ovário deixada para trás
MOG apela aos portugueses para se unirem em defesa de todas as mulheres com cancro do ovárioO Movimento Cancro do Ovário e outros Cancros Ginecológicos (MOG) tem em curso uma petição pública "Nenhuma mulher portuguesa com cancro do ovário deixada para trás", com o objetivo de levar à discussão em plenário, na Assembleia da República, os constrangimentos que as mulheres portuguesas enfrentam no acesso à inovação terapêutica. A petição pode ser lida e assinada aqui. A MOG pretende entregar a petição no Parlamento antes do Dia Mundial do Cancro do Ovário, que se assinala a 8 de maio.
"Em pleno século XXI, não é aceitável que as mulheres portuguesas que enfrentam um cancro do ovário não tenham acesso aos mesmos cuidados e tecnologias de saúde que todas as outras mulheres que vivem no espaço europeu. No entanto, é isso que acontece. Apelamos a todos os portugueses que se juntem a nós nesta causa e nos ajudem a sensibilizar os órgãos de soberania para esta injustiça. Cada dia que passa, é um dia que faz a diferença em quem vive com esta doença", defende Cláudia Fraga, presidente da MOG e sobrevivente de cancro do ovário. "Neste momento, há mulheres a morrer porque não têm acesso a um tratamento que está acessível noutros países da Europa e isso não é aceitável", conclui Cláudia Fraga.
O cancro do ovário é o sétimo tipo de cancro mais comum entre as mulheres, com cerca de 314 mil novos casos por ano. É a quinta causa de morte por doença oncológica entre as mulheres, sendo o cancro ginecológico com maior taxa de mortalidade.
Sobre a MOG O Movimento Cancro do Ovário e outros Cancros Ginecológicos é uma associação sem fins lucrativos, criada formalmente a 18 de dezembro de 2019, dedicada às mulheres que sofrem de cancro do ovário ou de outros cancros ginecológicos.
Empenhada em melhorar a qualidade de vida de todas as mulheres que lidam com estas patologias, o Movimento Cancro do Ovário e outros Cancros Ginecológicos pretende aumentar a consciencialização sobre o impacto dos cancros ginecológicos na vida das doentes e dos seus familiares, colaborando com várias entidades para garantir o diagnóstico, tratamento e acompanhamento adequados desta comunidade.
https://mogportugal.pt/
Por favor assina e partilha por todos os teus contactos.
https://peticaopublica.com/?pi=PT115737
Obrigada!